1 - A COSTA DO DESCOBRIMENTO – A GEOLOGIA VISTA DAS CARAVELAS.

 2 - COMPORTAMENTO DA PAISAGEM E OS IMPACTOS RELACIONADOS A INTERVENÇAO ANTROPICA- OS CENARIOS DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA NO ESTADO DE SÃO PAULO E COSTA DO CACAU E COSTA DO DESCOBRIMENTO NO ESTADO DA BAHIA.

 3 - GEOMORFOLOGIA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO - EXTREMO SUL DA BAHIA: MUNICÍPIOS DE PORTO SEGURO E SANTA CRUZ CABRÁLIA.

 4 - HIERARQUIZAÇÃO DOS ESPAÇOS TURÍSTICOS EXISTENTES NA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BAHIA.

 5 - PRINCIPAIS PADRÕES DE DISPERSÃO DE SEDIMENTOS AO LONGO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO - SUL DO ESTADO DA BAHIA.

 6 - SISTEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO COSTA DO DESCOBRIMENTO (BAHIA).

 7 - SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL DAS PRAIAS DA COSTA DO DESCOBRIMENTO, LITORAL SUL DO ESTADO DA BAHIA.

1 - A COSTA DO DESCOBRIMENTO – A GEOLOGIA VISTA DAS CARAVELAS

RESUMO

 A Costa do Descobrimento compreende o trecho da costa brasileira primeiro visitado pelos exploradores portugueses quando aqui chegaram. A geomorfologia da região é dominada pelos tabuleiros costeiros da Formação Barreiras (Terciário) e por ocorrências secundárias de depósitos quaternários. A evolução quaternária da região foi controlada pela interação entre a litosfera e as mudanças globais no clima e no nível do mar. Devido aos seus valores, históricos, culturais e cênicos esta paisagem tem um profundo significado para a memória nacional.

2 - COMPORTAMENTO DA PAISAGEM E OS IMPACTOS RELACIONADOS A INTERVENÇAO ANTROPICA- OS CENARIOS DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA NO ESTADO DE SÃO PAULO E COSTA DO CACAU E COSTA DO DESCOBRIMENTO NO ESTADO DA BAHIA

RESUMO

 As zonas de domínio costeiro constituem-se em áreas que apresentam em função de sua gênese uma complexidade de formas e processos condicionados por diversos fatores, tais como: geológicos, climáticos, bióticos e oceanográficos. Tais fatores se integram na elaboração de cenários que se estruturam sob níveis diversos de fragilidades ambientais, alteradas drasticamente em função do modelo de uso e ocupação da terra que ao longo da história humana tem resultado na completa instabilidade dos sistemas que compõem a dinâmica costeira. As Regiões da Baixada Santista no estado de São Paulo e Costa do Cacau e Costa do Descobrimento no sul do Estado da Bahia/Brasil apresentam um intenso uso urbano e rural que se estabelecem sob áreas de risco vulneráveis a eventos relacionados a movimentos de massa e inundações, fatos que se agravam em razão do crescente processo de ocupação. Tendo em vista o exposto, o objetivo principal desta pesquisa foi à identificação e caracterização dos agentes e processos físico-ambientais, com ênfase naqueles relativos à geomorfologia, vinculadas as regiões de estudo, como subsídios para diagnosticar fragilidades relacionadas associadas a processos de movimentos de massa, inundações e erosões e ambiente costeiro.

3 - GEOMORFOLOGIA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO - EXTREMO SUL DA BAHIA: MUNICÍPIOS DE PORTO SEGURO E SANTA CRUZ CABRÁLIA.

RESUMO 

Este estudo apresenta uma análise geomorfológica, associada à classificação dos diferentes graus de vulnerabilidade à erosão hídrica dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, face aos processos de degradação dos terrenos, causados, principalmente, pelo desmatamento e uso intensivo por pastagem. Estes municípios estão inseridos na costa do descobrimento e localizam-se na região extremo sul do estado da Bahia. A geomorfologia caracteriza-se pela presença de três unidades morfoesculturais: Superfície Pré-Litorânea; Tabuleiros Costeiros e Planícies Flúvio-Marinhas. A maior parte é ocupada pelos tabuleiros costeiros, sustentados por rochas e sedimentos pliocênicos do grupo Barreiras. As superfícies tabulares dessa unidade são delimitadas por rebordos escarpados de falésias e vales encaixados em forma de “U”, com declives, em geral, acentuados. A unidade de superfície pré-litorânea de relevo colinoso, coincide com o domínio das rochas do embasamento précambriano na porção oeste da área. As planícies flúvio-marinhas (complexos praiais, estuarinos e aluviais) são constituídas por sedimentos quaternários, depositados no intervalo de tempo entre o Pleistoceno Superior e o Holoceno. O mapeamento e análise das formas de relevo desses municípios permitem identificar a vocação natural de cada tipo de terreno, conforme suas limitações e potencialidades e consiste num instrumento útil para nortear propostas de planejamento em nível municipal.

4 - HIERARQUIZAÇÃO DOS ESPAÇOS TURÍSTICOS EXISTENTES NA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BAHIA

RESUMO

A regionalização turística da Costa do Descobrimento estabelecida pela Secretaria de Turismo da Bahia, e fundamentada no significado histórico dos territórios dispostos na costa sudeste baiana, não encerra as possibilidades de regionalização desse conjunto de povoados e cidades. Os planejamentos estruturais promovidos pelo PRODETUR-NE que ordenaram o território da Costa do Descobrimento nos anos 90, em atendimento à atividade turística, foram responsáveis por posicionar Porto Seguro como um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Esse centro turístico desenvolveu-se desde as incipientes fases de organização da estrutura receptiva, até acumular funções e se tornar uma localidade central regional prestadora de serviços turísticos. As outras aglomerações urbanas sob influência de Porto Seguro também se desenvolveram, situando-se atualmente em diferentes patamares de evolução. Esse trabalho propõe analisar a variação dos níveis de desenvolvimento apresentados pelos centros turísticos que compõem a Costa do Descobrimento. Será possível constatar também se a hierarquia estabelecida por Porto Seguro possui implicações no grau de desenvolvimento dos demais espaços turísticos. A área de estudo compreende as cidades, distritos, e povoados presentes na orla marítima dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, consistindo, segundo a BAHIATUR-SA, uma parte da zona turística Costa do Descobrimento. O levantamento e classificação das condições evolutivas das destinações turísticas serão fundamentados na teoria dos espaços turísticos de Boullón (2002). Ela permite avaliar os aglomerados urbanos conforme suas dimensões, funções de prestação de serviços e quantidade de atrativos em categorias de Centros, Unidades, Conjuntos e Núcleos Turísticos. Através das categorias de análise, será possível comparar quais destinações obtiveram maior desenvolvimento com as localidades que mantém funcionamento primitivo. Os dados utilizados como referências para os critérios de classificação serão coletados em documentos do IBGE, em órgãos públicos de turismo locais, além de entrevistas realizadas com representantes destes órgãos locais.

Para explicar a localização e a distribuição estabelecidas pelos espaços turísticos em suas respectivas categorias, toma-se por base a Teoria das Localidades Centrais de Christaller (1966). Assim, esse modelo teórico será capaz de explicar os motivos pelos quais Porto Seguro, na condição de localidade central regional, exerce influência sobre as outras destinações distanciadas do mesmo.

O resultado esperado para o trabalho é que o conjunto de cidades e povoados da Costa do Descobrimento forme uma estrutura linear composta por espaços turísticos de diversas categorias de evolução. Ao centro desse arranjo existirão as localidades mais desenvolvidas no que se refere à estruturação turística, em detrimento das destinações periféricas.

5 - PRINCIPAIS PADRÕES DE DISPERSÃO DE SEDIMENTOS AO LONGO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO - SUL DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO

 

O modelo de dispersão de sedimentos ao longo da Costa do Descobrimento é caracterizado pela existência de três significativas zonas de divergência no sentido da deriva litorânea efetiva dos sedimentos. Estas zonas de divergência foram definidas a partir da análise do clima de ondas, com a construção de diagramas de refração de ondas, e da caracterização do modelo de dispersão de sedimentos. O modelo de dispersão de sedimentos nesta faixa costeira e, conseqüentemente, a existência das zonas de divergência, é controlado principalmente pela presença dos recifes de coral ao longo da costa, que vão atuar como uma barreira às ondas de SE e SSE, fazendo com que em alguns trechos a deriva induzida pelas ondas mais fracas de E e NE venha a ser dominante, provocando uma reversão no sentido da deriva.

6 - SISTEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO COSTA DO DESCOBRIMENTO (BAHIA)

RESUMO

 

Os estudos ambientais têm revelado sobretudo nas últimas décadas um caráter interdisciplinar nas pesquisas pautadas sobre a dinâmica dos agentes naturais frente à crescente pressão de uso dos espaços, materializadas por conflitos de diversas ordens, sejam esses, históricos, políticos, culturais, religiosos, em fins, relações humanas que se estruturam sobre o território e impõem a esse espaço níveis diversos de interferência no mecanismo natural pré existente. As Unidades de Paisagens se individualizam pelo relevo, clima, cobertura vegetal, solos ou até mesmo pelo arranjo estrutural e o tipo de litologia ou exclusivamente por um desses elementos (ROSS, 1992). O autor ainda afirma que o entendimento do relevo passa, portanto pela compreensão de uma coisa maior que é a paisagem como um todo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise dos compartimentos geomorfológicos e em especial os atributos morfométricos do relevo, onde os aspectos altimétricos, clinográficos e hidrográficos foram analisados. Para atingir tais objetivos construiu o mapa de compartimentação de relevo, utilizando imagens CBERS pelo método da interpretação visual. As análises morfométricas foram realizadas após a digitalização das cartas topográficas referentes a área de estudo. Após a individualização dos layers de Curva de níveis, pontos cotados e rede de drenagem, elaborou-se os mapas altimétrico e clinográfico no módulo ArcSene do Software ArcGIS 9.3 e a hierarquia de drenagem foi estabelecida utilizando o módulo Hidrology do software ArcGIS 9.3. O mapa geológico e o mapa de cobertura vegetal da Costa do Descobrimento elaborado pela CBPM (2000) foram digitalizados e utilizados para subsidiar as discussões. Verificou-se que a Região Costa do Descobrimento apresenta quatro grandes compartimentos geomorfológicos que apresentam grande influência dos aspectos estruturais e apresentam dinâmica morfogenética totalmente distinta.

7 - SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO AMBIENTAL DAS PRAIAS DA COSTA DO DESCOBRIMENTO, LITORAL SUL DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO

 

As praias da Costa do Descobrimento, devido à sua beleza natural e importância histórica e cultural, é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil. Esse trecho costeiro engloba praias com características bastante diversificadas, tanto do ponto de vista natural como da ocupação antrópica, e essa diversidade requer um manejo particular, que permita o seu desenvolvimento com atividades compatíveis com as suas características. A avaliação das condições morfodinâmicas das praias da Costa do Descobrimento e as suas implicações nos riscos para os banhistas indicou um alto nível de

segurança para a maioria das praias. A partir da construção de diagramas de refração, através do software Mike-21, foi possível mapear zonas de alta energia das ondas ao longo da Costa do Descobrimento e definir os padrões de dispersão de sedimentos ao longo da costa, onde foram identificadas zonas de convergência e divergência da deriva litorânea efetiva. A comparação das tendências erosivas indicadas pelo padrão geral de dispersão de sedimentos com o quadro atual de

erosão mostra a associação das zonas de divergência com a erosão observada na planície sul do Rio Jequitinhonha e com os trechos de falésias ativas que ocorrem em Trancoso, ao sul de Itaquena e entre Corumbau e Prado, tendo sido nestes trechos a erosão considerada como de longo-termo. Além destes trechos, ocorre erosão: i) em Coroa Vermelha, Ponta Grande, Santo Antônio, Arraial D’Ajuda e Cumuruxatiba, associada provavelmente a padrões complexos de refração e de difração na retaguarda de bancos de arenito e de recifes de corais; ii) em Santa Cruz Cabrália, próximo à foz do Rio João de Tiba, e em Porto Seguro, próximo à foz do Rio Buranhém, devido à dinâmica de desembocaduras fluviais e iii) ao norte de Porto Seguro e ao sul da Ponta do Corumbau, associada provavelmente a aumentos locais na intensidade do transporte litorâneo. Nestes locais os dados disponíveis não foram suficientes para indicar se estes processos erosivos são de curto ou longo-termo. Algumas sugestões, de caráter geral, para o plano de manejo das praias da Costa do Descobrimento, incluem: a implementação de táticas de gerenciamento que tenham como base as células de deriva litorânea identificadas na área; a realização de estudos mais detalhados que permitam o estabelecimento de uma linha de set-back para as construções ao longo da costa; estabelecimento de técnicas que considerem tanto as condições existentes atualmente como as modificações que venham a surgir com uma eventual subida do nível do mar; e, por fim, a elaboração de um plano que contemple propostas de longo alcance para a área, evitando problemas a sotamar em trechos de trânsito livre de sedimentos.