Conflitos Sociais Texto por Rafael Pinchemel
Dentre os conflitos existentes na zona costeira, os conflitos sociais são uns dos mais frequentes.
A relação existente entre a urbanização e o aumento dos problemas sociais nas cidades litorâneas é bastante evidente, sendo que a maioria destes conflitos estão relacionados à falta acesso aos recursos por parte da população mais carente. Estes recursos abrangem desde de questões como alimentação e educação, até a área da saúde e moradia.
O aumento do contingente populacional nas grandes cidades litorâneas, devido ao aumento da oferta de empregos, a aliado à falta de estrutura destas cidades resulta na ocupação desordenada dos espaços urbanos e no desenvolvimento de favelas, ocupações caracterizadas por moradias precárias, sem infra-estrutura e regularização fundiária (fig.1). O principal produto dos conflitos sociais nas cidades litorâneas é o aumento da criminalidade.
A solução destes conflitos requer uma ação conjunta da sociedade e do governo que devem promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população carente.
Fig. 1 – Contraste entre favela e prédios de luxo, Rio de Janeiro. (Fonte: http://shw.sae.fotopages.com/552357/Vista-da-favela-Morro-da-Santa-Marta-Rio-de-Janeiro-Brasil.html) |
A atividade turística na região litorânea também é responsável pela geração de uma série de conflitos de ordem socioeconômica, sendo as comunidades tradicionais litorâneas as mais afetadas. Entre os conflitos sociais causados pelo turismo estão: a exclusão da população local, que muitas vezes é deixar ou é impedida de exercer a sua atividade de subsistência para servir de mão-de-obra para o turismo; o crescimento urbano desordenado, a prostituição e o tráfico de drogas.
Dessa forma, as comunidades litorâneas sofrem inúmeras transformações provenientes das mudanças impostas pelo turismo.
Referências Bibliográficas
FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA – O turismo nas cidades litorâneas. Disponível em: <http://www.fals.com.br/principal.cfm?page=news&a=49&b=4057>. Acesso em: novembro/2009.
FREITAS, M.A.P. Zona costeira e meio ambiente: aspectos jurídicos. Dissertação de mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Curitiba, 2004.
OLIVEIRA, E.S; 2007. Impactos socioambientais e econômicos do turismo e as suas repercussões no desenvolvimento local: o caso do município de Itacaré – Bahia. Revista Internacional de Desenvolvimento Local. Vol. 8, N. 2, p. 193-202.