Deltas são feições progradacionais associadas a depósitos sedimentares fluviais retrabalhados por energias marinhas. Os deltas são divididos em planície, frente deltaica e prodelta. Sedimentos trazidos pelos rios são depositados na planície deltaica e são, então, redistribuídos pela ação de ondas e correntes na frente deltaica e no prodelta, a dinâmica deltaica é influenciada por diversos fatores, tais como:

  • Energia e características da bacia hidrográfica;

  • Energia da bacia receptora;

  • Diferença de densidade entre as águas da bacia receptora e hidrográfica;

  • Tipo de sedimento;

  • Mudança no nível do mar.

De acordo com a combinação desses elementos pode-se ter deltas dominados por energia de ondas, por marés ou fluvial. Os deltas de onda tem formato triangular e os sedimentos são distribuídos ao longo da linha de costa devido á energia de ondas incidente na costa. Já os deltas de marés têm ilhas longitudinais ao curso do rio, fazendo com que a desembocadura de dividida em vários pequenos cursos, onde regiões de manguezais e marismas se instalam. Os deltas dominados pela energia dos rios sofrem deposição por flutuação, ou seja, na planície deltaica estão os sedimentos mais grossos diminuindo de na direção do prodelta.

Delta dominado por marés. Fonte: Dominguez.

Delta fluvial, Rio Mississipi - USA. Fonte: Richard Alley

Os deltas são feições associadas a eventos de regressão ou estabilização marinha, onde estuários são progressivamente assoreados, evoluindo para deltas. Assim como os estuários, os deltas também estão intimamente associados à manguezais e marismas, oferecendo ambiente propício para a instalação e manutenção desses importantes ecossistemas de alta produtividade.

Delta do rio Jequitinhonha, dominado por ondas. Fonte: Dominguez

 

Os sistemas deltaicos são ambientes extremamente dinâmicos com constante erosão e deposição, então construções não são indicadas para essas regiões, no entanto nem sempre isso acontece, como é o caso da Vila do Cabeço do Delta do São Francisco que já foi destruída pela mudança na dinâmica deltaica, reconstruída mais recuada e que hoje já está novamente em perigo devido à erosão.

Mudança do sistema deltaico na Vila do Cabeço. Fonte: Dominguez, 2009.

Acreditava-se que não existiam deltas verdadeiros na costa brasileira, mas estudos recentes mapearam os deltas (exceção o de Caravelas) da costa leste e o classificam como deltas típicos dominados por ondas.